IMPRENSA

Jornalismo até no Twitter: Mídia na era digital


SOBRE O COMITÊ E O TEMA

O comitê “Jornalismo até no Twitter: Mídia na Era Digital” vem para cobrir todo o evento USPMUN e presentear os delegados com quatro dias sendo jornalistas que trabalham para grandes jornais: o The New York Times, o The Guardian e como não poderia faltar, o Nexo Jornal.

Dentre os dias de simulação, os delegados se dividirão para cobrir os cinco comitês de debate, lembrando que comitês em inglês terão sua cobertura feita exclusivamente na língua estrangeira. Serão produzidos todos os dias: um texto sobre a situação do comitê, uma nota sobre alguma situação inédita do comitê e algum outro texto de gênero livre.

A Imprensa também conta com outras atividades especiais que serão realizadas pelos próprios jornalistas: uma coletiva de imprensa com cada comitê e a produção de um telejornal!


DIRETORES

Luana Rodrigues Gotardo

- Diretora acadêmica

Aspirante de escritora desde que se entende por gente, Luana é apaixonada por escrever e compartilhar histórias. Após experimentar o mundo de simulações, percebeu que, por mais que adorasse o ambiente dos MUNs, não se identificava na cena dos debates. Ao descobrir a imprensa na simulação interna de seu colégio, o ABACOONU, se estabeleceu sem intenções de abandonar o comitê: simulou em três anos consecutivos, um como jornalista, quando ganhou menção de melhor jornalista, e outras duas como diretora. Além disso, já participou da SiEM como membro da diretoria de intervenção.

Atualmente, Luana cursa o segundo semestre de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, e busca uma imprensa de força, influência e qualidade. Essa é a primeira simulação universitária que participa, e está bastante feliz em participar da história da USPMUN na primeira imprensa e primeira mesa completamente feminina da simulação.

Além disso, espera que os jornalistas aproveitem a experiência na simulação, e está bastante ansiosa em ver como eles lidarão com o comitê, ao trazer os debates realizados com os pontos de vista de suas representações jornalísticas.

Larissa Mazzei de La Corte Machado

- Diretora assistente

Uma das inúmeras paixões de Larissa é compartilhar tudo o que gosta e a faz feliz com o mundo, talvez esse seja um dos motivos do porquê ela escolheu Jornalismo. Já a paixão por simulações começou um pouco antes, quando nem ela mesma sabia o que queria ser da vida. Foi arremessada no mundo de simulações aos 15 anos, na simulação interna de seu antigo colégio, a SICM, e depois dali não parou mais. Por dois anos consecutivos, seguiu como organizadora geral e diretora acadêmica da SICM. Entre 2016 e 2017, participou do comitê de imprensa do Fórum FAAP, conquistando menção honrosa e menção oral.

Larissa decidiu cursar Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, fruto da realização que sentiu após participar de comitês de imprensa, e deseja que essa seja mais uma realização. Após o período de simulações do Ensino Médio, está pronta para participar de sua primeira simulação universitária e espera vivenciar, junto com os delegados, essa nova fase cheia de expectativas e dúvidas, que serão sanadas ao longo do processo. Deseja que o ambiente de simulação seja inclusivo, encorajador e desafiador, e garante que dará o seu melhor para isso acontecer e fará jus ao título de "primeira mesa completamente feminina", fazendo história na USPMUN 2018.