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Comitê de Imprensa


Em uma simulação, o comitê de imprensa é responsável pela veiculação de notícias. Elas podem discutir assuntos concernentes à simulação como um todo, como comunicados gerais, atividades conjuntas, eventos que afetem mais de um comitê, registros fotográficos e em vídeo para as redes sociais, etc.. A cobertura pode ser feita com com o seu próprio nome, e o veículo é o da própria simulação. Ou podem dizer respeito a um único comitê. Neste caso, os jornalistas devem produzir textos sobre o que acontece durante as sessões, decisões do comitê, intervenções, crises… Enfim, tudo o que estiver relacionado às discussões. Neste caso, os veículos de comunicação são definidos pelos diretores e diretoras de cada comitê, e têm uma linha editorial bem definida.

É importante que os delegados e delegadas de imprensa entendam a importância de seu papel. Não estamos aqui só para contar para as outras pessoas aquilo que elas já viram acontecer. Não. Estamos aqui para chamar a atenção para fatos importantes, denunciar condutas e injustiças. A imprensa é um importante instrumento de intervenção, e tem o poder de transformar drasticamente o rumo dos debates. Cada texto deve ser escrito com zelo, atenção e uma boa dose de vontade de incomodar. A imprensa não funciona se puser panos quentes e agradar quem está no poder.

  • Delegado de mídia para textos
  • Delegado de mídia para fotografia
  • Delegado de mídia para fotografia
  • Delegado de mídia para filmagem

BID

  • Gulf News
  • Addis Fortune

CIPRPC/UNESCO

  • The Punch
  • Le Figaro

COI/UNESCO

  • O Globo
  • Estadão

CSTA

  • Asshara Al Maghribia
  • Al-Jazeera

IDEA

  • The Washington Post
  • Le Monde Diplomatique

IMF

  • The Wall Street Journal
  • El Tiempo

ONU Mulheres

  • El País
  • Folha de S. Paulo

TOEO

  • Yomiuri Shimbun
  • Gazeta Governamentals

Carolina Ferraz

Carolina Ferraz tem 20 anos e é estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Ainda não sabe em qual área quer se especializar, mas tem um carinho especial pelo Jornalismo Internacional. Apaixonada pela imprensa, é membro deste comitê desde que começou a simular em 2013. Para ela, quem escolhe participar da imprensa vive uma experiência única e muito enriquecedora. É sua primeira vez nesta simulação, mas está disposta a viver esta aventura e a passar um pouco da sua experiência para aqueles que desejarem.

Gustavo Duarte

Gustavo Duarte tem 20 anos e é aluno da FFLCH-USP, atualmente cursando Geografia. Começando sua vida de simulações em 2013, é sua primeira vez no USPMUN. Em simulações, é um grande fã de temas que envolvem meio ambiente e questões sociais. Está muito ansioso para dirigir o comitê de imprensa esse ano, com muitos planos e metas desenvolvidas com toda a equipe.

Letícia Rocha

Letícia Rocha tem 19 anos e está no primeiro ano de Audiovisual na ECA-USP. Ela tem interesse em se especializar em foto (por enquanto) e aproveita seus momentos livres para participar do time de handebol feminino. Fez simulações durante todo o ensino médio, mas logo mais promete se aposentar. É a primeira vez em que ela é diretora do USPMUN e também a primeira vez que participa dessa simulação de forma geral.

Mariana Rocha

Mariana Rocha tem 19 anos e atualmente cursa Audiovisual na ECA-USP. Entre seus interesses estão documentário, publicidade, foto e design. Simula desde 2015, quando entrou no Ensino Médio, e já cumpriu diversas funções, desde mesas diretoras à secretariados. É a primeira vez que simula no USPMUN, e a sua primeira vez numa simulação exclusiva ao Ensino Superior. Ela tem uma irmã gêmea, que também é diretora.

Marina

A última diretora se chama Marina, tem 26 anos e foi jornalista na SiEM 2010, diretora do comitê de imprensa no Fórum Emilie 2018 e diretora do Comitê Estratégico de Crise Irã-Iraque na SiEM 2019. É sua primeira vez na USPMUN. Ela acredita que o papel de qualquer comunicador, escritor ou artista é o de desafiar o status quo e denunciar abusos cometidos pelos poderosos. Faz mestrado em literatura brasileira na FFLCH-USP e mostra que aquário é mesmo um signo esquisito até no tema da sua pesquisa.