SOBRE A USPMUN


UM MUN

MUN é a sigla que designa Model United Nations (Modelo das Nações Unidas).

Em um MUN, simulam-se comitês da ONU (como o Conselho de Segurança e o Conselho de Direitos Humanos), ou mesmo conferência de organismos multilaterais (como a OMC). Nesses comitês, os delegados (estudantes do Ensino Superior) representam países ou personalidade e devem defender seus interesses.


A USPMUN

A USPMUN é o Modelo de Simulação das Nações Unidas da Universidade de São Paulo que possui o objetivo de trazer para o ambiente acadêmico discussões atuais do sistema internacional, como as temáticas de Segurança Internacional, Comércio Internacional, Direitos Humanos e Meio Ambiente, e de estimular a prática de negociação e solução de controvérsias de modelo cooperativo e empático.

Dessa forma, utilizando-se da formatação estratégica e técnica das Nações Unidas, baseando-se na Carta das Nações Unidas, Direito Internacional e nos princípios de Cooperação Internacional, e visando a verossimilhança dos temas e dos comitês recriados, os participantes buscam a resolução de situações e crises internacionais com base no posicionamento externo de países Membros envolvidos previamente no tópico. As discussões possibilitam um maior domínio de ferramentas da oratória e retórica pelos participantes, e estimulam o uso e o aperfeiçoamento de modelos estratégico de negociação. Esse evento é preparado e executado por estudantes de ensino superior da Universidade de São Paulo (USP) e é destinada aos alunos da comunidade USP, bem como quaisquer outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.


LEMA 2018

Para a edição 2018 o lema será “DESAFIANDO FRONTEIRAS”.

A USPMUN escolheu esse tema pelo nosso desejo de promover uma integração, desde o âmbito de um secretariado multidisciplinar até o âmbito de sempre se atingir o consenso e a cooperação dentro das discussões dos comitês. A USPMUN acredita que desafiar as fronteiras une as pessoas, promove a tolerância, integra diferentes perspectivas e exerce a empatia.


HISTÓRIA

A ideia da USPMUN 2018 surgiu por um grupo de estudantes de relações internacionais, economia, atuárias, direito e engenharia da Universidade de São Paulo (USP) que desejavam criar uma forte cultura de simulação no âmbito universitário de São Paulo, visto que a realização de eventos desse gênero era quase inexistente.

Assim, após o desenvolvimento inicial do projeto, o sonho da USPMUN cresceu para ser uma simulação de destaque nacional e visa a integração da comunidade acadêmica não só do Estado de São Paulo, mas de todos os estados do Brasil e fora do país.

A USPMUN teve seu primeiro evento em 2014 com a presença de inúmeros delegados e pretende que no ano de 2018 tenhamos ainda mais :)