um MUN

MUN é a sigla que designa Model United Nations (Modelo das Nações Unidas).

Em um MUN, simulam-se comitês da ONU (como o Conselho de Segurança e o Conselho de Direitos Humanos), ou mesmo conferência de organismos multilaterais (como a OMC). Nesses comitês, os delegados (estudantes do Ensino Superior) representam países ou personalidades e devem defender seus interesses.

desafiando
fronteiras

Desafiar fronteiras é a proposta básica da USPMUN. É nosso lema, que retorna todos os anos a fim de saudar uma nova edição do evento. É o que, antes de tudo nos sustenta e guia quando estamos organizando esta simulação para vocês.

Desafiar fronteiras é a busca por conhecer o desconhecido, experimentar o que ainda não foi provado e se colocar em uma posição não anteriormente imaginada. Nós tentamos fazer isso em todos os níveis, de nossos comitês à estrutura de nosso evento, de nossa hierarquia organizacional à nossa identidade visual. E convidamos você a desafiá-las conosco, tudo que é necessário a se propor a tal.

perspectivas pós-ocidentais

Nós, como observadores de um mundo interconectado, assistimos com atenção e ansiedade as intensas disrupções que agitam uma sociedade tomada pela insegurança e pela incerteza. No plano interno dos países ocidentais, uma população que ainda sofre com uma lenta recuperação do tsunami social da Crise de 2008 e com a consequente desilusão para com as promessas de prosperidade da Globalização, cada vez mais exigem mudanças estruturais de elites afogadas em descrédito.

No plano internacional, estamos testemunhando uma mudança histórica de poder do Ocidente para novos polos em ascensão, e as consequências já estão sendo sentidas nos parlamentos ao redor do mundo. Em menos de dez anos, a China deverá ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia do mundo, e presumivelmente, se tornará o grande foco global de inovação e desenvolvimento tecnológico e bélico. Assim, o Ocidente está perdendo lentamente sua capacidade de definir a agenda internacional.

Olhando mais para trás na história, na verdade, vemos que o domínio ocidental é uma exceção - um pontinho na linha do tempo. Por dois séculos, uma concentração extrema de poder econômico permitiu que o Ocidente, apesar de representar apenas uma pequena minoria da população mundial, implementasse seus próprios modelos econômicos e sociais em grande parte do mundo. Para a maioria dos observadores, os atores não ocidentais quase nunca desempenharam um papel construtivo na gestão dos assuntos globais.

Não é de admirar que muitos no Ocidente vejam uma futura ordem global -não mais sob sua direção - como caótica, desorientada e perigosa. De fato, a maioria dos principais acadêmicos e especialistas em relações internacionais e ciências sociais acredita que o relativo declínio no poder norte-americano terá consequências globais profundamente negativas. Isso, sem dúvida, é digno de debate.

Por tanto, sempre preocupado em desafiar novas fronteiras e catalisar as chamas do debate global, o USPMUN apregoa a crise do ocidente e a edificação de uma nova ordem mundial e social como locomotiva das discussões da II Conferência do Modelo das Nações Unidas da USP. Por conseguinte, proclamando como mote desta edição “USPMUN 2019 Desafiando Fronteiras: Perspectivas Pós-Ocidentais”.

a USPMUN

A USPMUN é o Modelo de Simulação das Nações Unidas da Universidade de São Paulo que possui o objetivo de trazer para o ambiente acadêmico discussões atuais do sistema internacional, como as temáticas de Segurança Internacional, Comércio Internacional, Direitos Humanos e Meio Ambiente, e de estimular a prática de negociação e solução de controvérsias de modelo cooperativo e empático.

Dessa forma, utilizando-se da formatação estratégica e técnica das Nações Unidas, baseando-se na Carta das Nações Unidas, Direito Internacional e nos princípios de Cooperação Internacional, e visando a verossimilhança dos temas e dos comitês recriados, os participantes buscam a resolução de situações e crises internacionais com base no posicionamento externo de países Membros envolvidos previamente no tópico. As discussões possibilitam um maior domínio de ferramentas da oratória e retórica pelos participantes, e estimulam o uso e o aperfeiçoamento de modelos estratégico de negociação. Esse evento é preparado e executado por estudantes de ensino superior da Universidade de São Paulo (USP) e é destinada aos alunos da comunidade USP, bem como quaisquer outras instituições de ensino superior do Brasil e do mundo.

a história

Após o desenvolvimento inicial do projeto, o sonho da USPMUN cresceu para ser uma simulação de destaque nacional e visa a integração da comunidade acadêmica não só do Estado de São Paulo, mas de todos os estados do Brasil e fora do país.

Edições anteriores:

  • 2014 - A USPMUN teve seu primeiro evento em 2014 com a presença de inúmeros delegados.
  • 2018 - A ideia da USPMUN 2018 surgiu por um grupo de estudantes de relações internacionais, economia, atuárias, direito e engenharia da Universidade de São Paulo (USP) que desejavam criar uma forte cultura de simulação no âmbito universitário de São Paulo, visto que a realização de eventos desse gênero era quase inexistente.